quinta-feira, 6 de dezembro de 2018


Fusão Nuclear X Fissão Nuclear

Por Jhordan Santiago - 06 de Dezembro de 2018

Resultado de imagem para atomos


Hoje vamos falar um pouco sobre esses dois processos que ocorrem nos átomos, e que normalmente gera muito confusão pela similaridade na escrita, mas então, qual seria a diferença entre esses dois processos?

Fusão Nuclear

A fusão termonuclear é um processo pelo qual dois ou mais núcleos atômicos se unem e formam um novo átomo de maior número atômico (n° de prótons).  A fusão termonuclear requer muita energia para ocorrer e é considerada uma reação exonuclear, por liberar uma energia associada gigantesca, definida pela famosa equação de Einstein E = mc².

Resultado de imagem para fusão nuclear
Fusão Nuclear

Esse tipo de reação natural é o mais encontrado no Universo, pois as estrelas realizam esse processo em seu núcleo, fundindo Deutério e Trítio em átomos mais pesados como o Hélio.

O Deutério (2H), conhecido como hidrogênio pesado ou isótopo instável do hidrogênio. O núcleo do Deutério é formado por um nêutron e um prôton. Ele foi descoberto por Harold Urey e sua equipe em 1931, rendendo o prêmio Nobel de Química de 1934. Já o Trítio (reduzido a T), isótopo do hidrogênio menos abundante, possui em seu núcleo atômico dois nêutrons e um prôton.
A união desses dois átomos (fusão) forma o átomo de hélio, que irá se fundir em outros átomos mais pesados.

Resultado de imagem para Sol
Nossa Estrela, o Sol
Fissão Nuclear
A fissão termonuclear é um processo pelo qual um átomo radioativo, na maioria das vezes o urânio, é bombardeado por nêutrons e se divide em dois átomos menores e 3 nêutrons, liberando uma grande quantidade de energia (por isso o nome termo).
Cada um dos 3 nêutrons bombardeia um novo átomo de urânio, formando uma reação em cadeia.
Resultado de imagem para fissão nuclear
Fissão Nuclear
Esse processo foi descoberto pela física austríaca Lise Meitner, e é usado em usinas nucleares para gerar energia elétrica e em bombas átomos, com grande poder de destruição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Demônio de Laplace: Um ser Onisciente no universo é possível?  Pouco conhecido, o Demônio de Laplace, assim denominado, é um experimento m...